
Com informações da Folha S.Paulo
Em nota oficial, o partido Republicanos declarou sua decisão de permanecer independente em relação ao governo do presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT). Esta determinação foi reforçada mesmo após o anúncio de que o deputado Sílvio Costa Filho(foto), representante do partido por Pernambuco, assumirá o cargo de ministro dos Portos e Aeroportos.
De acordo com o partido, a nomeação de Sílvio Costa Filho para o ministério se trata de um convite pessoal direto do presidente Lula, não implicando em um compromisso partidário com o governo. Para assumir o cargo ministerial, o deputado deverá se licenciar tanto de suas funções partidárias quanto do cargo de deputado federal.
O Republicanos enfatizou sua independência política, lembrando que anteriormente fez parte da base de apoio do governo Jair Bolsonaro e apoiou sua candidatura à reeleição. Além disso, possui parlamentares com ligações tanto com o governo atual quanto com o ex-presidente, como a senadora Damares Alves e o senador general Mourão.
A divulgação do comunicado do Republicanos ocorreu após o ministro Márcio França afirmar nas redes sociais que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, membro do partido, e sua legenda apoiariam o governo com a indicação do novo ministro.
Tanto o Republicanos quanto outros partidos, como o PP, buscam manter abertas as portas para ambas as correntes políticas, tanto o bolsonarismo quanto o governo Lula, com o objetivo de observar o desenrolar das eleições e a dinâmica no Congresso Nacional.
Apesar de líderes do PP e do Republicanos classificarem suas siglas como de direita, eles insistem em manter a independência partidária. No entanto, ambos endossaram os acordos que levarão seus deputados à Esplanada dos Ministérios, com a expectativa de que também se licenciem de suas funções partidárias, seguindo o exemplo de Sílvio Costa Filho.





Deixe um comentário