
Com informações da UOL
Na Venezuela, uma contagem paralela de votos realizada por um grupo independente de pesquisadores, incluindo brasileiros, aponta que Edmundo González, candidato da oposição, obteve 66% dos votos, enquanto o atual presidente Nicolás Maduro alcançou apenas 31%. Esta estimativa é baseada em uma amostra estatisticamente representativa dos boletins de urnas.
No entanto, no domingo (28), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) havia anunciado que Maduro venceu as eleições com 51% dos votos contra 44% de González. Desde então, o país tem enfrentado uma onda de protestos, prisões de lideranças opositoras, buscas por refúgio em embaixadas e uma intensa guerra de versões sobre o resultado das eleições.
Diversos países, incluindo Brasil, União Europeia e Estados Unidos, ainda não reconheceram a vitória de Maduro e aguardam os dados completos dos boletins de urnas para realizar uma checagem independente.
A situação na Venezuela permanece tensa, com a população dividida e crescente incerteza sobre o futuro político do país.
Redação com informações e foto da UOL





Deixe um comentário