Érika Ferraz assume presidência do IAP e visa inspirar novas gerações de advogadas

Em uma noite marcada por simbolismo e emoção, a advogada Érika Ferraz tomou posse como a primeira mulher a presidir o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), instituição com 173 anos de história. Em seu discurso, realizado na última quinta-feira (15), Ferraz destacou a importância de sua nomeação para futuras gerações de advogadas. Érika tem como vice-presidente o advogado tributarista Eric Castro e Silva.

“Espero que essa representação como a primeira mulher aqui a tomar assento como presidente inspire futuras gerações de advogadas a acreditar que é possível romper barreiras e alcançar lugares que, por muito tempo, foram inacessíveis às mulheres”, afirmou.

A cerimônia de posse foi prestigiada por importantes nomes do cenário jurídico pernambucano, entre eles os desembargadores Mauro Alencar, Manoel Ehardt e Evandro Magalhães Melo, o Ministro do TST Eduardo Pugliesi, o Subprocurador da República Joaquim Dias, e a Delegada da Polícia Federal Carla Patrícia.

Também marcaram presença o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro, e sua vice Ingrid Zanella, além de ex-dirigentes da Ordem, como Pedro Henrique Reynaldo, Júlio Oliveira, Henrique Mariano e Jayme Asfora, atual secretário de Direitos Humanos de Pernambuco; Conselheiro Valdeci Pascoal; Margarida Cantarelli, Marta Freire e Dandy Pessoa, da Defensoria Pública do Estado, advogada Virgínia Galvão, Professor Jorge Neves Batista, entre outros.

Em seu discurso, Érika Ferraz reafirmou compromissos com a advocacia e fez questão de homenagear antigos presidentes do IAP, como Antonio Mário de Abreu, Bruno Cavalcanti, Gustavo Ventura, João Pinheiro Lins, Silvio Neves Baptista e Henrique Wanderley. “Lideranças visionárias e dedicadas que possibilitaram o fortalecimento do nosso IAP”, destacou.

A cerimônia também contou com a presença de Virgínio Carneiro Leão, que representou seu pai, Dr. Nilzardo Carneiro Leão, em uma homenagem póstuma. Nilzardo, cuja trajetória é profundamente ligada à Defensoria Pública de Pernambuco, não pôde comparecer por problemas de saúde, mas foi representado pelo filho, que agradeceu a homenagem.

Emocionada, Érika Ferraz ressaltou o simbolismo da solenidade acontecer na Faculdade de Direito do Recife, instituição de grande importância na história de sua família, onde ela, seu pai, o Juiz Eriberto de Barros Lima, e sua filha, Catarina Ferraz, se formaram. Para Ferraz, sua posse marca não apenas o início de uma nova gestão, mas também a renovação do compromisso do IAP com a promoção do Direito e a defesa dos valores que sustentam a justiça no país.

Fotos: Divulgação IAP

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo