Vaza toga: Folha de S.Paulo divulga novas mensagens entre assessores do ministro Alexandre de Moraes

Segundo a reportagem do jornal, equipe do ministro demonstrou irritação com EUA e Interpol por falta de ação no caso Allan dos Santos – Foto Pedro Ladeira/Folha S. Paulo

Mensagens recentemente vazadas de assessores do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revelam uma crescente frustração com a falta de colaboração da Interpol e do governo dos Estados Unidos no caso envolvendo o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. As trocas de mensagens entre os juízes Airton Vieira, um dos principais auxiliares de Moraes, e Marco Antônio Vargas, do gabinete da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorreram em novembro de 2022 e vieram à tona após o que está sendo chamado de “Vaza Toga”.

O centro da discussão foi a aparente inércia da Interpol em incluir Allan dos Santos na lista de alerta vermelho, apesar dos reiterados pedidos feitos pela Polícia Federal e autoridades brasileiras. Segundo as mensagens, o pedido, feito há mais de um ano, permanecia “engavetado” na sede da Interpol, em Lyon, e os Estados Unidos, onde o blogueiro reside, não haviam respondido ao pedido de extradição, mesmo após a decretação de sua prisão preventiva.

Allan dos Santos/Foto Roque de Sá/Agencia Senado

A frustração foi intensificada após Allan dos Santos aparecer em um vídeo de protesto durante um evento em Nova York, no qual Moraes e outros ministros do STF estavam presentes. Em um dos trechos vazados, Airton Vieira classifica a postura da Interpol e do governo norte-americano como “sacanagem”, enquanto Marco Antônio Vargas, Ministro do Gabinete da Presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lamenta que, apesar de todos os esforços diplomáticos e judiciais, nada mais poderia ser feito.

Em uma outra mensagem, Antônio Vargas faz a seguinte afirmação polêmica: “Dá vontade de mandar uns jagunços pegar esse cara na marra e colocar num avião brasileiro”, afirma Marco Antônio Vargas.

Recentemente, no dia 14 de agosto, Moraes emitiu uma nova ordem de prisão contra Allan dos Santos, acusando-o de intimidar policiais federais envolvidos em investigações que tramitam no STF. No entanto, como o blogueiro permanece fora do Brasil, a ordem ainda não foi cumprida. Allan dos Santos é alvo de investigações relacionadas às milícias digitais e à disseminação de fake news, sendo considerado foragido da Justiça brasileira.

Com informações do site O Antagonista e do Jornal Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo