Tabira celebra a poesia com o 1º Festival Sebastião Dias de Repente

A cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú, será palco de um evento especial nesta sexta-feira (13): o 1º Festival Sebastião Dias de Repente. O festival, que faz parte das celebrações da tradicional Missa do Poeta, marca também o Dia Municipal da Poesia, instituído pela Lei n° 1.296/2024. A data comemora o nascimento de Sebastião Dias, renomado poeta e repentista, natural de Ouro Branco (RN), que viveu em Tabira por mais de 45 anos.

O evento, gratuito e aberto ao público, terá início às 19h na Praça Gonçalo Gomes e promete uma noite de cultura e poesia com grandes nomes do repente, como André Santos e Zé Carlos do Pajeú, Diomedes Mariano e Raimundo Borges, entre outros. Além das duplas de repentistas, o público poderá desfrutar de apresentações especiais, como a da Filarmônica Manoel Felipe Nery, de Ouro Branco (RN), e o grupo de xaxado Mulheres de Água Branca.

A programação será apresentada por Felizardo Moura, com declamações dos poetas Iponax Vila Nova e Djalma Mota, além da presença de Cícero Nascimento e Thúlio Fontinele. O festival é uma homenagem póstuma organizada pela família de Sebastião Dias, em colaboração com o poeta Zé Carlos do Pajeú e a Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA). A data também coincide com o aniversário do poeta Dedé Monteiro, Patrimônio Vivo de Pernambuco, tornando a ocasião ainda mais significativa para a comunidade.

O festival conta com uma identidade visual criada pelo artista plástico Marcos Pê, de Cajazeiras (PB), famoso por suas obras que imortalizam poetas e referências culturais da região, com traços inspirados na xilogravura.

A celebração reforça o compromisso de Tabira com a valorização da cultura popular e da poesia, prestando tributo à memória de seus ícones e incentivando o fortalecimento da arte local.

Redação com informações do blog Marcello Patriota

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo