Ingrid Zanella faz história ao ser eleita primeira mulher presidente da OAB-PE

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) entra para a história ao eleger, pela primeira vez em 93 anos, uma mulher para a presidência. Ingrid Zanella, advogada e professora, foi escolhida com 11.441 votos (49,91%) pela advocacia pernambucana. Ela assume o comando da entidade em janeiro de 2025, junto à vice-presidente Schamkpou Bezerra, marcando um novo capítulo na história da instituição, tradicionalmente liderada por homens.

A eleição foi disputada. Zanella, à frente da chapa Renovação Experiente, superou Almir Reis, da chapa Renova OAB, que obteve 10.175 votos (44,39%). Em terceiro lugar, Fernando Santos Júnior, com a chapa Coragem para Mudar, alcançou 1.308 votos (5,71%). O pleito também registrou 527 votos brancos (2,25%) e 474 nulos (1,98%).

Para Ingrid, a vitória reflete um trabalho coletivo e um compromisso com a advocacia de Pernambuco. “Sinto um misto de alegria e responsabilidade. Assumimos diversos compromissos e vamos cumprir cada um deles no nosso mandato. Temos palavra, senso de dever e sabemos da nossa missão para dar mais dignidade e autonomia à advocacia pernambucana”, afirmou a presidente eleita, que agradeceu o apoio recebido “do Sertão ao cais”.

Nos últimos meses, Zanella intensificou sua campanha, percorrendo dezenas de cidades na Região Metropolitana e no interior do estado, dialogando com advogados e advogadas para apresentar suas propostas. Segundo ela, a vitória é fruto de um legado deixado pela atual gestão e de ideias inovadoras que encontraram ressonância na classe.

Um marco na liderança feminina

Além de ser a primeira mulher presidente, Ingrid Zanella terá ao seu lado Schamkpou Bezerra, também advogada e professora, como vice-presidente. Juntas, elas assumem a missão de implementar projetos que prometem transformar a advocacia no estado.

Trajetória das eleitas

Ingrid Zanella é referência no Direito Marítimo, Portuário, Ambiental e Aduaneiro. Vice-presidente da OAB-PE, também lidera a Comissão de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB. Doutora e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atua como professora e autora de obras jurídicas no campo do Direito Civil e Marítimo.

Schamkpou Bezerra tem destaque no Direito Trabalhista. Mestre pela UFPE, é professora universitária e especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Além de CEO de um dos cursos jurídicos mais renomados do país, preside a Comissão de Ensino Jurídico de Pernambuco.

A eleição de Ingrid e Schamkpou simboliza uma conquista histórica para a representatividade feminina na advocacia pernambucana e um marco para a inclusão e inovação no cenário jurídico do estado.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo