Fumaça branca: conclave chega a um consenso para novo papa

Fumaça branca no Vaticano anuncia consenso entre cardeais para escolha do novo papa/Foto: Dylan Martinez/ REUTERS

Cidade do Vaticano – 08 de maio de 2025 — A tradicional fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina às 13h (horário de Brasília) nesta quinta-feira (8), sinalizando que os cardeais da Igreja Católica chegaram a um consenso sobre o nome do novo pontífice. A eleição do sucessor do papa Francisco ocorreu após menos de dois dias de conclave, marcado por três votações.

Desde a tarde de quarta-feira (7), 133 cardeais estavam reunidos a portas fechadas no Vaticano para eleger o próximo líder da Igreja. Nas primeiras votações, a fumaça preta indicou a ausência de acordo. Foi apenas na quarta rodada que o escolhido obteve os dois terços necessários — pelo menos 89 votos — para assumir o papado.

Os cardeais eleitores representam 71 países, número que reflete o esforço do papa Francisco para diversificar e internacionalizar a liderança da Igreja ao longo de seu pontificado. Essa composição torna o atual conclave o mais amplo e diverso da história do catolicismo.

O processo de eleição do novo papa teve duração semelhante ao de seus dois antecessores: o conclave de Bento XVI, em 2005, foi concluído em quatro votações, e o de Francisco, em 2013, após cinco.

A expectativa é de que o nome do novo papa seja anunciado oficialmente dentro de aproximadamente uma hora. Após a tradicional frase “Habemus Papam”, ele deverá aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis e dar sua primeira bênção apostólica ao mundo.

Redação com informações do Portal DW. COM

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo