
Cidade do Vaticano – 08 de maio de 2025 — A tradicional fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina às 13h (horário de Brasília) nesta quinta-feira (8), sinalizando que os cardeais da Igreja Católica chegaram a um consenso sobre o nome do novo pontífice. A eleição do sucessor do papa Francisco ocorreu após menos de dois dias de conclave, marcado por três votações.
Desde a tarde de quarta-feira (7), 133 cardeais estavam reunidos a portas fechadas no Vaticano para eleger o próximo líder da Igreja. Nas primeiras votações, a fumaça preta indicou a ausência de acordo. Foi apenas na quarta rodada que o escolhido obteve os dois terços necessários — pelo menos 89 votos — para assumir o papado.
Os cardeais eleitores representam 71 países, número que reflete o esforço do papa Francisco para diversificar e internacionalizar a liderança da Igreja ao longo de seu pontificado. Essa composição torna o atual conclave o mais amplo e diverso da história do catolicismo.
O processo de eleição do novo papa teve duração semelhante ao de seus dois antecessores: o conclave de Bento XVI, em 2005, foi concluído em quatro votações, e o de Francisco, em 2013, após cinco.
A expectativa é de que o nome do novo papa seja anunciado oficialmente dentro de aproximadamente uma hora. Após a tradicional frase “Habemus Papam”, ele deverá aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis e dar sua primeira bênção apostólica ao mundo.
Redação com informações do Portal DW. COM





Deixe um comentário