Por Redação | 20 de maio de 2025

O ex-prefeito do município de Flores, no Sertão de Pernambuco, Marconi Santana, confirmou nesta terça-feira (20) que deixará o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do prefeito do Recife, João Campos, para se filiar ao Partido Social Democrático (PSD), comandado no estado pela governadora Raquel Lyra.
A declaração foi dada durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, onde Marconi participa ao lado do atual prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, seu afilhado político. Em entrevista ao blogueiro Júnior Finfa, o ex-prefeito anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual em 2026:
“Agora é prego batido e ponta virada, estarei saindo do PSB e irei me filiar ao Partido Social Democrático (PSD). Falta somente a confirmação por parte da governadora Raquel Lyra para marcar o dia da minha filiação”, afirmou.
O movimento de Marconi reforça uma tendência recente entre lideranças do interior: o esvaziamento do PSB, que já comandou o estado por mais de uma década, e a migração para siglas que orbitam a atual gestão estadual. O PSD, que já abriga o prefeito de Flores, fortalece sua base com nomes de influência regional e mira ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2026.
Além da proximidade com Gilberto Ribeiro, Marconi tem mantido uma relação estreita com a governadora Raquel Lyra, participando de eventos ao seu lado e elogiando publicamente suas ações administrativas. O gesto indica uma aliança política cada vez mais sólida com o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.
A movimentação também sinaliza um realinhamento estratégico visando as eleições estaduais, com o PSD buscando consolidar lideranças no interior para dar sustentação à governadora e ampliar seu poder de articulação no Legislativo.
Redação com informações e foto do do Blog do Finfa e Marcello Patriota





Deixe um comentário