ONG Caminho do Bem luta por sede própria

Campanha para sensibilizar doações será intensificado neste mês de agosto

A prática se repete desde 2012, quando surgiu. Caravanas formadas por voluntários da ONG Caminho do Bem saem da capital ao interior de Pernambuco com a missão de levar conforto material e espiritual a dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade. Semanalmente também esses percorrem bairros recifenses para promover saúde nutricional e atenção humana a moradores de rua, com a distribuição de alimentos, roupas, calçados, fraldas e kits de higiene pessoal.

Mantendo mensalmente as ações de ajuda ao próximo, a ONG Caminho do Bem, associação humanitária sem fins lucrativos conta com 65 voluntários em sua totalidade (estudantes, dentistas, médicos, advogados, professores, etc )segue reunindo pessoas regidos pelo trabalho de inclusão social e cidadania”.

Estimular em cada ser humano a busca de sua saúde física, mental, social e espiritual, proporcionando o aprendizado e o respeito ao próximo, é parte do que perseguimos .Servir com o bem significa realizar ações que buscam o bem estar do próximo. É uma atitude que envolve altruísmo, generosidade ”, defende o presidente da Caminho do Bem, o empresário Júlio César Souza.

A vice-presidente da ONG, a nutróloga Silvia Campos, destaca feitos significativos realizados ao longo dos 13 anos de existência da Caminho do Bem em parceria com o Grupo Maria Dolores, da qual ela atua como presidente. Ela ocupa ainda a diretoria médica da Caminho do Bem e é uma das voluntárias que coordenam o Seminário “As Cartas de Paulo, Carta aos Coríntios que será realizado dia 30 de agosto, com renda destinada para as obras de uma sede própria para a ONG Caminho do Bem.

“O terreno para a construção deste sonho com 330 m2 já conseguimos. A nova sede será erguida também no bairro do Pina onde a ONG e o grupo já atuam. Agora partimos para levantar os recursos, com doações necessários para as obras, dando continuidade aos nossos atendimentos, bem como a ampliação do que já oferecemos, seja no segmento da saúde e educação, no social ”, destaca Campos.

A associação Caminho do Bem oferece mensalmente a cerca de 150 crianças e adolescentes da comunidade em que se insere, reforço pedagógico sistemático e aulas de empreendedorismo e até aprendizado artístico. Através da ação Cárie Zero tem impactado a vida de centenas de pessoas, promovendo ainda a autoestima, com a realização de procedimentos gratuitos na área da saúde bucal como exames clínicos, radiografias, raspagem e aplicação de flúor, restaurações, instalação de aparelhos e próteses, além do trabalho preventivo, destaca a Dra Niara, dentista voluntária integrante da diretoria.

Ela comanda os serviços de 10 dentistas volunários. “A ONG realiza gratuitamente cerca de 230 procedimentos odontológicos por mês. Atende os pacientes através de 10 profissionais especializados e voluntários (clinica, prótese, endodontia, ortodontia, entre outras).

“Temos as caravanas bimensais pelas quais atendemos cerca de 250 pessoas em cada visita, chegando a 1500 atendimentos de saúde nessas visitas anuais a mais de 30 famílias visitadas e que recebem doações de alimentos, roupas, móveis doados .Do projeto Amor ao Próximo são 100 quentinhas distribuídas semanalmente e chegamos com essa ação até cerca de mais de 500 por ano, destaca a vice-presidente. A próxima caravana ocorrerá dia 9 de agosto com destino ao município de Surubim.

Desde a sua fundação, a Caminho do Bem dedica-se a atender os seus beneficiários em áreas diversificadas. “ Um trabalho contínuo que muito exige dos seus profissionais voluntários , seja desenvolvido na sede ou através das caravanas interioranas. Atuamos hoje com 11 especialidades : ginecologista, cirurgião, ortopedista, cardiologista, urologista, fisioterapeuta, dermatologista, medicina preventiva, nutricionista, acupuntura, mastologista, endocrinologista e clínico são os profissionais dedicados a aliviar dores físicas, prevenir enfermidades e reerguer pessoas.

Além dos serviços pelas caravanas, psicólogos e psiquiatras fazem parte da equipe da ONG, com atendimentos específicos em Saúde Mental, prestando aos que sofrem de transtorno de ansiedade, depressão e outros desequilíbrios da mente”, explica Silvia Campos.

A sede própria exigirá ampliar o número de benfeitores, bem como de profissionais voluntários. O projeto do novo espaço é assinado pela arquiteta Catarina Dourado e Renata Santos do Dourado Santos Arquitetura e Urbanismo. Haverá projeção de salas adequadas às atividades educativas e de atendimentos de saúde, arte, musicais, bem como a montagem de uma lojinha com produtos de marca própria para vendas e geração de renda para a ONG, bem projetadas para os consultórios médicos, consultório odontológico com área de esterilização e toda uma ala superior para oficinas profissionalizantes e para palestras.

“Uma campanha voltada ao incentivo para colaborações, dando maior visibilidade a concretização deste sonho começa a ganhar forma, com ações estruturadas, com vista a construção da sede e com uma agenda de visitas à empresas e empresários.

A construção do espaço é prevista para 12 meses. Para reforçar essa iniciativa, a Caminho do Bem e o Grupo Maria Dolores realizam o seminário Seminário “As Cartas de Paulo”, desta vez com a Carta aos Coríntios” com palestrantes referências: Victor Hugo, de Minas Gerais, Severino Celestino, da Paraíba e Álvaro Mordechai , de São Paulo, destaca a advogada Simone Duque de Miranda integrante da diretoria da Caminho do Bem.

O encontro, dia 30 de agosto, durante todo o dia, terá os recursos levantados direcionados às obras da sede. O Seminário ocupará o Centro de Eventos MV, na Av. Presidente Dutra, 298-Imbireibeira – Recife, das 8:00h às 18:00h. As inscrições estão abertas Informações: (81) 9.82066099.

“Com o seminário, durante um dia inteiro, vamos aprofundar conhecimentos e trocar ideias. A prática de “servir o bem” pode trazer benefícios para quem recebe a ajuda quanto para quem a oferece, promovendo sentimentos de gratidão, satisfação e conexão humana, resume Simone Duque

Uma campanha publicitária também movimentará a busca pela construção da sede própria e ocupará as redes sociais da Caminho do Bem, a partir deste mês de agosto (@caminhodobemrecife). Contato: 81|9 8206.6099.

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo