
Em discurso durante o Seminário Esfera Infra, realizado neste sábado (9) no Recife Expo Center, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), disparou com crítica velada ao prefeito do Recife, João Campos (PSB) — “Vocês não verão Pernambuco nas páginas policiais”. A provocação ocorreu em um momento de forte repercussão política: apenas 24 horas antes, o Ministério Público Federal denunciara o ex-secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, por compras fraudulentas durante a pandemia da Covid-19 — ocorrido na gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB), aliado de Campos.
Raquel fez sua intervenção no painel “Potência Nordeste”, ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). Ela destacou os recordes de investimentos estaduais em infraestrutura e educação, além do ambiente jurídico e tributário favorável para atrair empresas a Pernambuco.
Sem mencionar diretamente adversários, pregou “união e consenso” para o desenvolvimento do estado. Reiterou a rejeição à ‘teoria do caranguejo’ – segundo a qual, na política, quando um quer subir, o outro puxa para baixo – e defendeu: “Pernambuco e o Nordeste têm pressa e a gente precisa de consenso. […] Não temos tempo para uma política menor” .
Já o prefeito João Campos participou de um painel subsequente, “Soluções Locais para Desafios Nacionais”, mas sem confronto público direto com a governadora. Seu tema central foi o saneamento: defendeu a abertura de diálogo com os municípios sobre a concessão da Compesa, destacando que “os grandes clientes são as cidades” e que faltava mais escuta às prefeituras nesse processo.
Redação com informações do blog Ricardo Antunes





Deixe um comentário