Câmara de Itapetim concede títulos de Cidadão Itapetinense a Ricardo Paes Barreto e Mozart Valadares

Ricardo Paes Barreto e Mozart Valadares – Foto : Arquivo TJPE

A Câmara de Vereadores de Itapetim aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (17), a concessão de dois títulos de Cidadão Itapetinense. A proposta foi subscrita por todos os vereadores da Casa e a relatoria dos dois projetos ficou à cargo do vereador Mário José Soares Cavalcanti, consolidando um gesto coletivo de reconhecimento às trajetórias de dois magistrados de grande destaque no cenário jurídico nacional: Ricardo de Oliveira Paes Barreto, atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e Airton Mozart Valadares Vieira Pires, desembargador titular da 8ª Câmara Cível Especializada do TJPE.

A honraria, uma das mais importantes concedidas pelo Legislativo municipal, simboliza o reconhecimento da cidade àqueles que, mesmo não sendo naturais de Itapetim, contribuem de forma significativa com o desenvolvimento social, jurídico e institucional do Estado e, de modo especial, mantêm vínculos com o Sertão do Pajeú.

Foto: Arquivo TJPE

Ricardo Paes Barreto

Natural do Recife, nascido em 14 de dezembro de 1960, o desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto possui uma sólida carreira na magistratura, iniciada em 1989. Atuou em diversas comarcas do interior pernambucano — entre elas Sirinhaém, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, Catende, Pesqueira, Arcoverde, Venturosa, Pedra e Poção — até chegar à Capital. Foi juiz da 3ª Vara Cível da Comarca do Recife e, em 2005, tornou-se desembargador do TJPE.

É Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e recebeu, em 2019, o título de Doutor Honoris Causa pelo Centro Universitário Osman Lins (UNIFACOL). Em sua trajetória, exerceu funções de destaque, como juiz corregedor auxiliar, juiz assessor da Presidência do TJPE, diretor do Centro de Estudos Judiciários, presidente do Comitê de Sistemas Informatizados, vice-presidente e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (2010-2013) e diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). Também atuou junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre 2022 e 2024, exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e, atualmente, preside o Tribunal de Justiça do Estado. Sua carreira é marcada por dedicação, ética e compromisso com o fortalecimento do Judiciário e a garantia dos direitos fundamentais.

Foto: Arquivo TJPE

Mozart Valadares

O desembargador Airton Mozart Valadares Vieira Pires, natural de Pernambuco, também ingressou na magistratura em 1989, construindo uma trajetória de mais de três décadas no Poder Judiciário. Atualmente, é desembargador titular da 8ª Câmara Cível Especializada do TJPE.

Com forte ligação com o Sertão do Pajeú, estudou no Ginásio Pajeú, em Tabira, o que reforça seu vínculo afetivo e cultural com a região. É filho de Solon Pires e Maria Adelaide Valadares Vieira Pires, casado com Lilian David Azevedo e pai de Maria Luísa Valadares e Victor Valadares, sendo reconhecido como um homem de família exemplar.

Sua atuação institucional é de grande destaque: foi juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diretor do Fórum do Recife e presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE) por três mandatos. Em 2008, tornou-se presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), sendo até então o único nordestino a ocupar o cargo.

Sua carreira é marcada pela firmeza, ética e dedicação ao fortalecimento da Justiça e da cidadania, representando um orgulho não apenas para Pernambuco, mas também para todo o Sertão.

Reconhecimento coletivo e novos projetos

Com a aprovação, os novos cidadãos itapetinenses passam a integrar oficialmente a história e o quadro de personalidades homenageadas pela Câmara de Itapetim. A decisão foi celebrada como um marco de valorização do papel do Judiciário no fortalecimento da democracia e da cidadania.

Vereador Mário José Soares Cavalcanti – Foto divulgação

Durante o processo legislativo, o vereador Mário José Soares Cavalcanti destacou ainda que, a pedido dele, o Tribunal de Justiça de Pernambuco avalia a criação da “Casa da Cidadania” em Itapetim, um projeto que busca ampliar o acesso da população sertaneja a serviços essenciais de cidadania e justiça.

Redação do Blog Tv Umburanas

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo