PE reforça compromisso com a retomada da Transnordestina durante Seminário Conexões Transnordestina

A governadora Raquel Lyra reafirmou o compromisso de Pernambuco com a retomada da Ferrovia Transnordestina durante a última etapa do Seminário Conexões Transnordestina, realizada nesta terça-feira (18), no auditório do Porto de Suape. O debate marcou o encerramento da série de encontros promovidos pelo Movimento Econômico para discutir os impactos da obra em diversas regiões do Estado.

“A Transnordestina é de grande importância para que possamos garantir a competitividade para Pernambuco”, destacou a governadora ao defender o avanço do projeto ferroviário. Ela também reforçou que o Governo de Pernambuco segue atuando para viabilizar a retomada da obra, cujo edital foi lançado no fim de outubro, afirmando que “não dá para esquecer a ferrovia quando se tem um país com dimensões continentais”.

Durante sua fala, Raquel Lyra ressaltou o esforço conjunto para reintroduzir o trecho Salgueiro–Suape no planejamento da Transnordestina. “Tivemos um avanço importante quando conseguimos recolocar o trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina. Temos a expectativa que essa obra possa ser retomada e, ao longo desse tempo, os outros trechos possam ser licitados a partir da remodelagem do projeto que está sendo adaptado pela Infra S.A com o acompanhamento permanente do Governo de Pernambuco. Essa é uma obra federal, mas é estratégica para o desenvolvimento de Pernambuco, além de ser estratégica como uma infraestrutura logística do Nordeste brasileiro”, afirmou.

A retomada foi marcada pelo lançamento do edital para a construção dos primeiros 73 quilômetros no trecho entre Custódia e Arcoverde, com orçamento estimado em R$ 415 milhões, financiados com recursos federais. A execução ficará a cargo da Infra S.A, representada no evento pelo diretor de Empreendimentos, André Luís Ludolfo.

O seminário Conexões Transnordestina percorreu, desde julho, cidades como Salgueiro, Araripina, Petrolina, Belo Jardim e Caruaru, apresentando o impacto da ferrovia para cada região. No encerramento em Suape, a governadora recebeu do presidente da Agência de Desenvolvimento Social do Araripe, Daniel Torres, uma carta de intenções reunindo propostas e perspectivas discutidas ao longo dos encontros. O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, ressaltou a importância do processo: “Com esse diálogo, será possível que o Porto de Suape se torne um grande e importante centro de escoamento da produção de Pernambuco e de todo o País”.

A CEO do Movimento Econômico, Patrícia Raposo, anfitriã do seminário, avaliou o percurso dos debates. “Chegamos agora em Suape, que é o ponto final da ferrovia, colhendo informações, sugestões, ouvindo a sociedade civil, entendendo a realidade local de cada cidade que vai ser impactada por essa grande obra, para que ajustes possam ser feitos”, comentou.

Presente no evento, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, destacou o protagonismo do município no diálogo sobre a Transnordestina. “Iniciamos essa discussão na cidade de Salgueiro, que é o ponto de interseção da Transnordestina. Pernambuco não pode mais perder oportunidades, essa tem sido a tônica”, afirmou.

De acordo com os dados apresentados, 179 quilômetros da ferrovia em Pernambuco já estão concluídos, o que corresponde a 38% da obra no Estado. O deputado estadual Joãozinho Tenório, que representou a Assembleia Legislativa de Pernambuco, avaliou o esforço do governo estadual para atrair investimentos: “Estamos conseguindo retomar obras importantes para o nosso Estado, para que possamos alavancar nossa economia, gerar emprego e renda”.

Também participaram da agenda o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o presidente do Complexo Industrial Portuário de Pernambuco, Armando Monteiro Bisneto; o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro; e o prefeito de Agrestina, Josué Mendes.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo