
Na tarde deste sábado (29), em Lima (Peru), o Flamengo fez história. Com vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no estádio Monumental, o clube carioca garantiu seu quarto título da Libertadores — a primeira vez que um time brasileiro alcança o tetracampeonato da competição.

O gol que garantiu o título saiu aos 21 minutos do segundo tempo — de cabeça, após escanteio cobrado por Giorgian de Arrascaeta, e anotado pelo zagueiro Danilo. Ele se tornou o protagonista da conquista rubro-negra.

Com o triunfo, o Flamengo ultrapassa seus rivais nacionais no número de taças da Libertadores: agora é o clube brasileiro com mais conquistas da principal competição continental. Antes, clubes como São Paulo, Santos, Grêmio, e o próprio Palmeiras dividiam o posto de tricampeões nacionais.
Histórico e redenção
Os títulos anteriores do Flamengo na Libertadores vieram em 1981, 2019 e 2022. A final de 2025 representou também uma espécie de revanche sobre o Palmeiras, já que, em 2021, o clube paulista havia derrotado o Flamengo por 2 a 1 na final.
O peso do momento
A final entre Flamengo e Palmeiras entrará para a história como marco no futebol sul-americano — não apenas pela conquista inédita de um tetracampeão brasileiro, mas pela consolidação do domínio recente dos times do Brasil na Libertadores. A vitória em Lima simboliza, para o Rubro-Negro, não só um troféu, mas um legado amplificado no continente.
Redação com informações e fotos do Portal G1





Deixe um comentário