
A governadora Raquel Lyra cumpre nesta terça-feira (2) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma agenda marcada por entregas importantes para a infraestrutura energética e hídrica de Pernambuco.
Pela manhã, em Ipojuca, será realizada a cerimônia oficial de ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no Complexo Industrial de Suape — considerada uma das refinarias mais modernas do país. A expansão inclui a ativação do “Trem 2”, que dobrará a capacidade de refino, chegando a 260 mil barris por dia, o que poderá gerar milhares de empregos diretos e indiretos para o estado.
À tarde, a comitiva segue para Cupira, na Zona da Mata Sul, onde será inaugurada a Barragem Panelas II — obra aguardada há mais de uma década. Na cerimônia também será assinada a ordem de serviço para a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul.
A conclusão de Panelas II e o reinício das obras da Igarapeba fazem parte do sistema integrado de controle de cheias dos rios Una e Sirinhaém — regiões que já sofreram com inundações severas nos últimos anos. A barragem tem capacidade para acumular cerca de 16,9 milhões de m³ de água, contribuindo tanto para o controle de enchentes quanto para garantir abastecimento hídrico seguro para mais de 200 mil pessoas.
Com essas iniciativas, o governo estadual e federal mira não apenas a expansão da infraestrutura industrial e energética, mas também a segurança hídrica e a qualidade de vida de milhares de famílias em regiões historicamente vulneráveis a enchentes. A agenda evidencia um esforço coordenado para promover desenvolvimento e estabilidade no interior pernambucano — com foco em emprego, abastecimento e prevenção de desastres naturais.
Redação com informações e foto do blog Nill Jr.





Deixe um comentário