
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump recomendou nesta última quarta-feira (3) que todos os cidadãos americanos e residentes permanentes legais saiam da Venezuela “imediatamente”. A orientação faz parte de um novo comunicado do U.S. Department of State, que reclassificou a Venezuela com o nível mais alto de risco de viagem — “Nível 4: Não viajar”.
No documento, o governo americano alerta para um conjunto de ameaças graves: risco de detenção arbitrária e ilegal, possibilidade de tortura, sequestros, terrorismo, crimes violentos, instabilidade civil, aplicação arbitrária das leis locais e colapso da infraestrutura de saúde. Além disso, o texto ressalta que os Estados Unidos não mantêm representação diplomática no país — a embaixada em Caracas está fechada desde 2019 — o que impossibilita o oferecimento de assistência consular a cidadãos norte-americanos.
O alerta também destaca que nem mesmo americanos que possuam dupla cidadania ou viajem com passaportes venezuelanos — ou de outro país — estão protegidos. Segundo o Departamento de Estado, “não há maneira segura de viajar para a Venezuela”.
A decisão de renovar o alerta coincide com uma intensificação da retórica e de ações de pressão do Donald J. Trump contra o governo venezuelano. No último sábado (29), Trump publicou em sua rede social que o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela deveria ser considerado “fechado em sua totalidade”. Na postagem, o ex-presidente dirigiu-se a companhias aéreas, pilotos, e até traficantes de drogas e de pessoas.
A declaração do presidente provocou forte reação de Caracas. O governo venezuelano classificou a afirmação como uma “ameaça colonialista” e uma violação da soberania do país.
Esse conjunto de advertências e de tomadas de posição reflete a escalada da crise diplomática entre os Estados Unidos e a Venezuela, e reforça a urgência para cidadãos americanos deixarem o país — ação que as autoridades norte-americanas qualificam como essencial para garantir sua segurança.
Redação com informações do Portal G1





Deixe um comentário