
Sob aplausos e expectativas, a 9ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Itapetim, realizada nesta quinta-feira (10), foi marcada por um avanço histórico: o recebimento do projeto que propõe a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A proposta, de autoria da prefeita Aline Karina, simboliza um novo capítulo nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero no município.
O encontro, conduzido pelo presidente da Casa, vereador Junior Moreira, também foi espaço de valorização da memória e da cidadania. Dois projetos de lei deram nomes oficiais a ruas anteriormente não denominadas: a Rua Júlio Rodrigues da Silva, no bairro Santo Antônio, proposta por José Junio, com apoio de Antônio Júnior e Alexandre Lopes; e a Rua João Tomáz de Aquino, no povoado de Piedade, apresentada por José Romão e subscrita por José Junio e Carlos Alberto.
Além das iniciativas legislativas, o reconhecimento a cidadãos que contribuem para o desenvolvimento local também teve destaque. Mackson Missena da Silva e Magno Missena da Silva foram indicados para receber o Título de Cidadão Itapetinense por meio dos Projetos de Decreto Legislativo nºs 019 e 020/2025. O primeiro, de autoria de Alexandre Lopes, homenageia Mackson pelos serviços prestados à comunidade. O segundo, apresentado por Mário José com apoio de colegas parlamentares, destaca a atuação de Magno especialmente nas áreas de emprego, renda e segurança.
A sessão ainda foi marcada por demandas que refletem a atenção às necessidades cotidianas da população. Foram lidas quatro indicações parlamentares que solicitam melhorias nos serviços públicos e na infraestrutura urbana. Entre elas, destacam-se pedidos para instalação de receptor de resíduos no povoado do Ambó, aquisição de EPIs para servidores do Hospital Municipal Maria Silva, instalação de novas luminárias na Avenida Padre José Guerel e a reforma do prédio do SCFV em Piedade.
Com uma pauta diversificada e voltada tanto para o futuro quanto para o reconhecimento do passado, a Câmara Municipal reforça seu papel como espaço de escuta, ação e valorização da cidadania em Itapetim.
Redação com informações do blog Marcello Patriota





Deixe um comentário