Chuvas intensas provocam alagamentos e suspensão de serviços no Recife

Foto: Tv Jornal

Com 167mm de precipitação em 24h, capital pernambucana entra em estágio de Atenção e registra diversos transtornos urbanos

Recife enfrenta um cenário crítico em decorrência das fortes chuvas que atingem a cidade desde a última quarta-feira (14). Segundo dados atualizados pelo Centro de Operações do Recife (COP), o pluviômetro do bairro do Torreão registrou 167 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas — volume que representa 58% da média histórica de chuvas para o mês de maio, que é de 286 mm. Para se ter uma ideia da intensidade, em todo o mês de abril foram registrados apenas 78 mm.

Diante da situação, a Defesa Civil do Recife recomenda que a população evite deslocamentos e permaneça em casa. A orientação é ainda mais importante para moradores de áreas de risco, que devem manter atenção redobrada e acionar o órgão municipal em caso de necessidade. Desde a meia-noite, já foram registrados 104 chamados à Defesa Civil, a maioria relacionada a pedidos de vistorias técnicas e instalação de lonas plásticas.

A Prefeitura do Recife suspendeu as aulas da rede municipal e os serviços não essenciais, diante da previsão de continuidade das chuvas ao longo do dia. A cidade permanece em estágio de Atenção, caracterizado por ocorrências já em andamento e alterações perceptíveis na rotina urbana, como alagamentos e engarrafamentos.

Até o momento, foram registradas 29 quedas de árvores, das quais 23 já foram resolvidas e as demais seguem em atendimento. Dois abrigos estão em funcionamento: o CSU Bidu Krause e o abrigo emergencial do Arruda. Outras três unidades estão de prontidão. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 ou 3036-4873, além do aplicativo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Ação Inverno 2025

Em resposta ao agravamento das chuvas, a Prefeitura anunciou o maior investimento da história da cidade para o período chuvoso. O programa Ação Inverno 2025 destinará R$ 322,9 milhões em obras estruturantes para reduzir os impactos das chuvas. As intervenções incluem a continuidade das obras no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de áreas vulneráveis e ações em pontos críticos de alagamento.

Locais com alagamentos confirmados nesta quinta (15):

Avenida Dom Helder Câmara, próximo à entrada do Ibura Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho x Avenida do Forte (sentido Centro) Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes Avenida Recife x Avenida João Cabral de Melo Neto (sentido Centro) Avenida Dois Rios Avenida Dr. José Rufino, ao lado do Colégio Visão Rua do Acre, ao lado do Mercado Público de Afogados

Para mais informações, acesse:

Centro de Operações do Recife (COP) Defesa Civil do Recife – Conecta Recife Prefeitura do Recife

Redação com informações do C O P

Deixe um comentário

MAIS NOTÍCIAS

Descubra mais sobre BLOG TV UMBURANAS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo