
Parlamentares e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro participaram, na manhã deste domingo (3), do ato “Reaja, Brasil”, realizado na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A manifestação integrou uma série de mobilizações promovidas em diversas cidades do país, pedindo a saída do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e em defesa de pautas bolsonaristas como “liberdade de expressão”, “democracia” e apoio ao ex-presidente.
A concentração aconteceu nas imediações da Padaria Boa Viagem, tradicional ponto de encontros políticos na capital pernambucana. O evento contou com a presença de lideranças da direita local e nacional, entre elas o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, os deputados federais Clarissa Tércio e Pastor Eurico, os deputados estaduais Coronel Alberto Feitosa e Joel da Harpa, além dos vereadores do Recife Gilson Machado Filho e Thiago Medina.
Apesar dos registros em vídeo e imagens que circularam nas redes sociais, a Polícia Militar de Pernambuco não divulgou estimativa oficial de público presente no ato até o fechamento desta matéria.
Discursos contra o STF e em defesa de Bolsonaro
Durante os discursos, os parlamentares reforçaram críticas ao Supremo Tribunal Federal, com ênfase nas decisões do ministro Alexandre de Moraes, que conduz processos contra Bolsonaro e aliados no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.
“É uma carretada da democracia, da liberdade e da verdade. Ninguém vai mandar no País. Supremo é quem? É o povo!”, declarou o deputado estadual Alberto Feitosa. Já o deputado federal Pastor Eurico afirmou: “Não iremos nos calar. É esplêndido ver todas essas pessoas juntas por um só propósito”.
A deputada Clarissa Tércio compartilhou registros da manifestação em suas redes sociais, incluindo momentos de oração. “Eu me recuso a assistir calada à destruição do meu país. Vim por amor ao Brasil, por liberdade, por democracia. Fora Lula! Abaixo Moraes! O povo acordou… e não vai mais recuar”, escreveu.
Também presente no evento, o deputado Joel da Harpa afirmou: “O STF deixou de julgar e passou a mandar no Brasil. Mas o povo pernambucano não aceita ditadura de toga”.
Manifestação em outras capitais
Além do Recife, o “Reaja, Brasil” ocorreu em cerca de 20 capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Belém e Brasília. Em algumas delas, mensagens do ex-presidente Jair Bolsonaro foram transmitidas por videochamada.
O vereador Gilson Machado Filho afirmou em vídeo gravado de cima de um trio elétrico: “Essa manifestação mostra que no Recife não existe só esquerda. O povo conservador também está na rua”.
Redação com informações do Jornal do Commercio e Foto:Reprodução Instagram Thiago Medina





Deixe um comentário