
O Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE) deu início, neste mês de setembro, a uma nova rodada de mobilização e formação voltada para fazedores de cultura do estado. A iniciativa oferece 500 vagas totalmente gratuitas, com atividades distribuídas entre cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata e Sertão. As inscrições estão abertas pelo Instagram @comitedecultura_pe.
Duas frentes guiarão as ações desta edição: a oficina “Como captar recursos para a classe artística”, voltada para estratégias de financiamento, e a formação “Caminhos para a PNAB – Projetos e Portfólios”, que prepara os participantes para acessar oportunidades da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Os encontros acontecem em diferentes municípios: Afogados da Ingazeira (19 e 20), Sertânia (22 e 23), Tracunhaém (23 e 24), Itapissuma e Tuparetama (24 e 25) e Goiana (25 e 26).
A formação sobre a PNAB contará com três facilitadores. Na Região Metropolitana, a condução será de Rute Pajeú, gestora de projetos culturais e da economia criativa com experiência em eventos de destaque internacional, como as Olimpíadas do Rio, o Europalia (Bélgica) e o Festival Mundial das Artes Negras (Senegal). No Sertão, as atividades serão ministradas por Alexandre Taquary, produtor audiovisual e curador responsável por festivais como Curta Taquary e Poesia na Tela, com obras exibidas em Cannes, Havana e Gramado. Já na Zona da Mata, a facilitadora será Hevelyne Figueirêdo, mestre em Território, Trabalho e Ambiente pela UFPB, que já viabilizou a captação de mais de R$ 1,5 milhão em editais culturais.
Segundo a coordenadora-geral do CCPE, Joana D’Arc Ribeiro, a escolha dos temas reflete as necessidades atuais do setor cultural pernambucano:
“Estamos atentos aos temas que são de relevância para quem faz cultura em nosso estado. Nesta rodada, por exemplo, oferecemos abordagens que irão auxiliar no acesso aos próximos editais, a exemplo da PNAB. Nosso maior objetivo é chegar a diferentes territórios e democratizar o acesso às políticas culturais do Ministério da Cultura”, afirmou.
Redação com informações e foto do blog Marcello Patriota





Deixe um comentário