
O senador e economista Rodrigo Paz, de 58 anos, foi eleito novo presidente da Bolívia neste domingo (20), ao vencer o segundo turno das eleições com 54% dos votos válidos, segundo dados preliminares divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE). Representante do Partido Democrata Cristão (PDC), de centro-direita, Paz derrotou o conservador Jorge Tuto Quiroga, que obteve 45% dos votos.
O anúncio dos resultados foi feito em coletiva pelo presidente em exercício do TSE, Óscar Hassenteufel, que declarou ser a “tendência irreversível”, confirmando a vitória de Paz. A posse está marcada para o dia 8 de novembro, quando ele assumirá o comando do país, encerrando um longo ciclo de governos de esquerda iniciado com Evo Morales em 2006.
Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, que governou a Bolívia entre 1989 e 1993, Rodrigo Paz é economista e tem trajetória política marcada pela defesa do equilíbrio fiscal, da atração de investimentos e do fortalecimento das instituições democráticas. Sua vitória é interpretada por analistas como um marco na mudança do cenário político boliviano, refletindo um desejo de renovação e maior moderação ideológica no país andino.
Redação com informações da BBC News Mundo





Deixe um comentário