
Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º) indica que 57% dos moradores do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana consideram que a megaoperação policial contra o Comando Vermelho, realizada na última terça-feira (28), foi bem-sucedida. A ação, que resultou em 121 mortos, é considerada a operação mais letal da história das forças de segurança do Estado.
No dia seguinte à ofensiva, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que a operação havia sido “exitosa”, justificando a estratégia diante do poder bélico dos grupos criminosos. Segundo o governo, integrantes do Comando Vermelho utilizavam fuzis e chegaram a acionar drones com granadas contra os agentes.
Entretanto, a avaliação da população é dividida. Enquanto 48% consideram que a operação foi bem executada, 21% apontam falhas na ação e 24% reprovam a estratégia adotada. Outros 39% discordam, totalmente ou parcialmente, da afirmação do governador de que a operação foi um sucesso.
Especialistas em segurança pública alertam que ações desse tipo podem aumentar os riscos para moradores de favelas e para os próprios agentes. Quatro policiais morreram durante o confronto de terça-feira.
A percepção sobre quem foram os mortos também mostra polarização. Para 50% dos entrevistados, a maioria das vítimas era formada por criminosos. Já 31% acreditam que todos os mortos eram integrantes do crime organizado. Apenas 4% afirmaram que a minoria era inocente, e 1% declarou acreditar que todas as vítimas eram inocentes.
A pesquisa ouviu 626 eleitores entre os dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Redação com informações e Foto do Estadão Conteúdo





Deixe um comentário