
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) deixou na manhã desta quarta-feira (24/12/2025) a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para ser internado no Hospital DF Star, onde passará por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral na manhã de quinta-feira (25/12), véspera de Natal. Esta é a primeira vez que Bolsonaro sai da prisão desde que foi detido em 22 de novembro.
O ex-presidente deixou a sede da PF por volta das 9h30, em um comboio conduzido pela Polícia Federal, escoltado pela Polícia Militar e pela Polícia Penal, entrando no hospital pela garagem, em cumprimento às determinações judiciais que exigem discrição e segurança reforçada.
No DF Star, Bolsonaro iniciou os procedimentos pré-operatórios ainda na manhã desta quarta-feira. A cirurgia está marcada para esta quinta-feira, e, segundo a equipe médica, será um procedimento eletivo padronizado que deve durar entre três e quatro horas.
O procedimento foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) e laudos da Polícia Federal que apontaram a necessidade cirúrgica para tratar as hérnias. Moraes também determinou regras rígidas para o transporte, a vigilância e a permanência de Bolsonaro no hospital, incluindo a proibição de dispositivos eletrônicos no quarto e a presença de pelo menos dois agentes da PF na porta durante todo o período de internação.
A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro foi autorizada a acompanhar o ex-presidente durante toda a internação. Visitas de outros familiares ou terceiros dependem de autorização judicial específica.
Contexto judicial e prisional
Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses na Superintendência da PF em Brasília, onde ficou detido desde novembro. A saída temporária para tratamento médico não altera o regime de cumprimento da pena, e ele deverá retornar à unidade prisional assim que receber alta médica.
Redação com informações e foto do Portal Metrópoles





Deixe um comentário