
Após a visita técnica do pró-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Renato Medeiros de Morais, ao espaço que sediará o novo polo de educação superior em São José do Egito, foram definidos os cursos que devem ser ofertados ainda este ano. O polo funcionará no Centro de Inclusão Digital do município e atenderá estudantes de toda a região polarizada pela chamada “capital da poesia”.
A relação de cursos foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação e contempla oportunidades em nível de bacharelado, licenciatura plena e pós-graduação. No campo da graduação, a previsão é de oferta do curso de bacharelado em Administração e das licenciaturas em Letras, Pedagogia, História e Biologia. Também estão previstos cursos voltados para Estudos Indígenas e Quilombolas, ampliando o alcance da formação acadêmica com foco na diversidade e nas especificidades regionais.
Na pós-graduação, a proposta inclui especializações em Gestão Pública, Administração Pública em Saúde, Coordenação Pedagógica e Ensino de Biologia, áreas consideradas estratégicas para o fortalecimento da educação e da gestão pública nos municípios do Sertão do Pajeú.
De acordo com a Secretaria de Educação, a lista de cursos poderá sofrer ajustes, a depender da demanda de alunos. A data da primeira seleção ainda não foi definida em razão de trâmites burocráticos, mas a expectativa é de que o cronograma com informações sobre inscrições, provas e início das aulas seja divulgado em breve.
A implantação do polo da UPE em São José do Egito é vista como um avanço para a interiorização do ensino superior público em Pernambuco, ampliando o acesso à formação universitária e à qualificação profissional na região.
Redação com informações e foto do blog Nill Jr.





Deixe um comentário