
O encontro Advocacia Fazendo História superou a expectativa dos seus organizadores e foi um sucesso nessa última quarta-feira (7), no Terraço Carvalheira, no Shopping Recife – com capacidade para 650 pessoas – completamente lotado por advogadas e advogados pernambucanos (Recife, RMR e Interior), desde o meio-dia até parte da tarde, atendendo ao chamado da coordenadora do evento, a advogada e professora Ingrid Zanella e do também coordenador do encontro, Fernando Ribeiro Lins.

O evento reuniu profissionais do direito em um almoço de adesão, com a proposta de networking e troca de experiências, promovendo o permanente debate de pautas de interesse da categoria, com destaque para a defesa das prerrogativas da carreira, garantia de honorários, paridade de gênero, representatividade negra, valorização da advocacia interiorana, entre outros temas.

“Este foi um convite especial porque é um chamado para fazermos história. E mais, na condição de protagonistas. A Advocacia Fazendo História se propõe a uma OAB/PE ainda mais inclusiva, mais participativa, com o olhar voltado para a realidade da advocacia em todos os seus aspectos. É uma construção coletiva alicerçada na ética, na verdade, na inovação, na responsabilidade, na defesa das prerrogativas e dos honorários, e na independência da Ordem. Esse encontro já valeu pela interatividade aqui vista”, lembrou Bruno Baptista, ao falar como representante dos últimos ex-presidentes da Ordem em nosso estado, grande parte destes presentes ao evento.


Ingrid Zanella, conhecida por sua atuação destacada no cenário jurídico local, após ouvir várias representações, apresentou um discurso inspirador, ressaltando a importância da união e do fortalecimento da classe. Reafirmou compromissos, destacou sua dedicação ao Direito, falou sobre superação, dificuldades, união e participação, sem perder o olhar para o futuro profissional da classe. E lembrou que “é preciso inovar, apostar na transformação digital”.

Zanella também tratou de afeto e emocionou a multidão presente, que respondeu com aplausos a uma homenagem à saudosa e amada dos advogados e advogadas pernambucanos, Dona Nair Andrade (In Memorian). Ingrid exibiu uma imagem e uma frase da jurista, proferida no começo dos anos 1970, que ficou famosa: “Terá Mulher na Ordem”. Dona Nair Andrade, uma personalidade muito querida pelos advogados pernambucanos, que faleceu em janeiro aos 97 anos, quebrou paradigmas ao ser a primeira mulher a ocupar cargo na diretoria da OAB-PE.

Em seguida, ao tratar do tema “fazer história e fazer diferente”, Zanella dirigiu-se ao público com voz firme: “Vai ter mulher na Ordem”, em alusão à constante luta do segmento feminino, no qual ela se insere e defende, na busca por mais espaços de poder para as mulheres, que atualmente são maioria (52%) no universo do direito brasileiro. Ingrid Zanella também aproveitou para mandar um recado de forma objetiva e enérgica: “Ninguém vai parar a advocacia”. A frase tinha endereço certo.





Deixe um comentário