
Neste sábado (7), Jaciman Ventura Leite, figura histórica de Itapetim e filha do ex-prefeito Simão Leite, celebrou seus 90 anos com um almoço especial no Condomínio Virgem de Guadalupe, em Chã Grande, Pernambuco. O evento reuniu familiares, amigos e admiradores para homenagear a mulher que marcou gerações com sua atuação na educação e cultura de Itapetim/PE.
Além da comemoração de seu aniversário, a ocasião foi marcada pelo lançamento de seu livro, uma obra que reflete a trajetória de vida, memórias e contribuições de Jaciman para sua terra natal e, sobretudo, a experiência espiritual e pessoal que a levou a enfrentar o maior desafio de sua vida.

“Escrever este livro foi um desafio! E por que não dizer: o maior desafio de minha vida”, relatou Jaciman em seu depoimento, inserido na obra. Ela descreve que, ao se deparar com a missão de escrever sobre os ensinamentos divinos e os valores edificados por Deus, sentiu-se inicialmente despreparada. “Se pudesse voltar no tempo, empenhar-me-ia com todas as forças para ter, estudar e pesquisar a Bíblia em seus mínimos detalhes.”
Aos 71 anos, quando iniciou o projeto, Jaciman se viu diante de um trabalho árduo e transformador. “Aí me questionei: ‘Por que fui escolhida para tão difícil e nobre missão? Para quê, se, aos setenta e um anos de idade, nunca li a Bíblia?” Contudo, ela encontrou força e inspiração para prosseguir. “Algo dentro de mim falava: ‘Faça o possível naquilo que souber! E faça o melhor no que puder!”

A celebração deste sábado foi também um momento de homenagens por parte de seus filhos: Vanja Paola Leite Ricardo, Andréa Karla Leite Ricardo e Ricardo Júnior, além de seu neto, Ghabriel Leite Paim, que destacaram o legado de amor, sabedoria e perseverança que Jaciman construiu ao longo de sua vida.

Sua irmã, Shirley Patriota Leite(foto), também deixou palavras emocionantes: “Minha irmã, você nunca conjugou, nem conjugará jamais, o verbo sobrar, com esses três filhos maravilhosos, carinhosos e cuidadosos com você. Deus lhe abençoou com essa ninhada maravilhosa!”
Jaciman, primeira professora do município e carinhosamente conhecida como a “Rainha de Itapetim”, ficou marcada na história da cidade ao criar, nos anos 1950, um curso noturno voltado à alfabetização de idosos, um feito pioneiro na época. Mais tarde, desenvolveu um projeto de técnicas agrícolas com estudantes do ensino médio, promovendo segurança alimentar para jovens de baixa renda.Seu impacto foi registrado em uma reportagem do Diário de Pernambuco há 21 anos, que destacou também sua criatividade e carisma.
“Me sinto bem divertindo outras pessoas. Invento mil brincadeiras e crio situações engraçadas. Isso me faz lembrar dos velhos tempos quando ainda estava na sala de aula”,declarou Jacimã ao jornal na ocasião.

A energia e o carisma de Jaciman continuam intactos, conquistando a todos ao seu redor. Sua trajetória é exemplo de dedicação, amor ao próximo e comprometimento com a educação e cultura de Itapetim. Aos 90 anos, ela permanece como um símbolo de força e inspiração.
Redação do blog TV Umburanas/Fotos: Divulgação





Deixe um comentário